sexta-feira, 18 de março de 2011

Viçosa/AL Foi Assembléia


Nas calçadas, urbanos e rurícolas constituem a “assembléia”.
Foto de 1919.

Assembléia

Antiga denominação da atual cidade de Viçosa (AL), que vigorou de 1831 a 1890 e de 1943 a 1949.

Outrora era bastante comum a reunião dos habitantes da povoação para, às cinco da tarde e em suas calçadas, discutirem o estado da lavoura, “resolverem” os problemas da Nação e, sobretudo, para divagarem apaixonadamente acerca das vidas alheias.

Vezes muitas, vindos dos sítios para a compra ou venda de cereais, juntavam-se aos habituais freqüentadores das reuniões os rurícolas, com sua ingênua curiosidade e sua tradicional discrição – ouvidos atentos, bocas cerradas.

Dizia-se então que constituíam uma assembléia.

Possuíam tais assembléias infinito poder de deliberação sobre as vidas dos conterrâneos. Assim, a virgindade duma adolescente ou a sanidade mental de qualquer indivíduo dependiam menos dum atestado médico que do “humor crepuscular” de algum integrante da patota.

Com o recente advento da televisão na província, tais assembléias sofreram mudança temporal e geográfica: passaram a realizar-se à noite, sempre em torno dos aparelhos de TV e apenas durante os comerciais das telenovelas. Nem tudo mudou, entanto. Comenta-se o destino do vilão da novela das oito com o mesmo entusiasmo e idêntica maledicência com que se trata do nebuloso passado de algum concidadão pouco querido.


Por Sidney Wanderley.

Um comentário:

Carregando...
Brasileirão