terça-feira, 26 de julho de 2011

Educação promove encontro motivacional para profissionais da rede municipal

Profissionais da rede municipal de ensino de Viçosa participaram de um encontro motivacional no Centro de Formação, promovido pela Secretaria de Educação, sob a coordenação da psicóloga Patrícia Barros, da empresa Talento Multicultural. Ela iniciou com uma dinâmica do sorriso, abraço e massagem, para mostrar a importância de começar o dia feliz.
O evento contou com a presença do prefeito Flaubert Filho, que tem sido um entusiasta da campanha de engajamento do funcionalismo público na promoção da cultura de paz nas escolas e mobilização da comunidade no combate à violência.
Ao falar sobre qualidade de vida, a palestrante destacou a tendência que as pessoas têm de valorizar pensamentos e acontecimentos negativos, mesmo com muitas coisas positivas ao seu redor, o que acaba influenciando as crianças nesse processo de negatividade.
“A felicidade é a relação interpessoal e qualidade de vida. Uma pesquisa mostra que existem três tipos de felicidades: a desfrutante, que é o prazer pessoal; a gratificante, que são as conquistas, e a significante, que é a nossa razão de viver. Então precisamos viver essas felicidades, e distribuí-las”, ponderou.
Patrícia Bastos falou sobre o incentivo à violência em casa, exercido inconscientemente pelos próprios pais, que ao verem seus filhos chegando da escola machucados querem que eles revidem da mesma forma a agressão sofrida. “Muitas vezes, os pais colocam a culpa do mau comportamento do filho na escola, nos professores, e não percebem que estão contribuindo para esse comportamento agressivo”, disse. “Até alguns brinquedos infantis induzem à violência, a exemplo de revólveres, espadas, vídeo games de lutas, entre outros.
A psicóloga apresentou alguns dados mostrando que a cada 30 minutos uma criança é vitima acidental de arma de fogo. E chamou a atenção para a importância de incentivar o desarmamento infantil nas escolas e em casa.
A qualificação profissional e a motivação do trabalhador foram os principais tópicos da palestrante, com ênfase para a importância da troca de conhecimento e o respeito mútuo entre professores e alunos. Ela encerrou o evento com uma palavra de estímulo aos profissionais da Educação para que não desistam de suas metas, de seus sonhos. “É importante que o profissional possa fazer o que gosta e trabalhar por amor, dar um pedaço de si para crescer no trabalho e na vida. Assim, as crianças se espelharam nos professores que têm”, concluiu.

Por Sidinéia Tavares (Estagiária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão