terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Fundo da Galeria de Imagens do Windows em tom amarelado: como corrigir este problema?

Fundo da Galeria de Imagens do Windows em tom amarelado: como corrigir este problema?

Aconteceu aqui, e alguns membros do fórum relataram o mesmo problema: na Galeria de Imagens do Windows, quando visualizamos alguma imagem, o fundo e a própria imagem aparecem num tom meio amarelado, como se estivessem em modo sépia. A imagem em si não tem este atributo, tanto que, se for visualizada em outro programa, como o Paint, ela aparecerá normal. Tentar corrigir o "efeito" involuntário através das ferramentas simples de edição do programa não surte resultado, afinal, é um problema no software, não na imagem. Como resolver este problema?

Segundo relatos, o problema ocorre apenas em monitores LCD, especialmente da marca Samsung (aqui, por exemplo, uso um 740N). O Windows baixa e instala o driver do monitor, mas associa a ele um perfil de cores errado, no Gerenciador de Cores do sistema. A Microsoft ainda não corrigiu o problema, mas já existe um workaround que corrige-o. Para tal, basta definir o perfil de cores correto.

1.     Clique com o botão direito do mouse no desktop, e em seguida, no menu de contexto, clique em Personalizar:

2.     Na janela que surge, clique em Configurações de Vídeo (última opção):

3.     Na nova janela, clique no botão Configurações Avançadas...:

4.     Outra janela aparece. Nesta, clique na aba Gerenciamento de cores, e em seguida, no botão Gerenciamento de Cores...:

5.     Finalmente chegamos à tela que interessa. Primeiramente, marque a opção Usar minhas configurações para este dispositivo. Dessa maneira, os botões abaixo ficarão acessíveis. Em seguida, clique no botão Adicionar... A tela abaixo surgirá, e nela, selecione a opção sRGB IEC61966-2.1, e dê OK:

6.     Voltando à tela anterior, selecione o perfil que acabou de criar, e clique no botão Definir como Perfil Padrão:

7.     Feche tudo, e experimente abrir a Galeria de Imagens do Windows: o problema estará resolvido.

Há casos, porém, em que esse procedimento não dá resultado. Se este for seu caso, baixe este pacote da Adobe, descompacte-o, e instale-os até encontrar o correto (que deverá ser testado seguindo os passos acima mostrados). Para instalar um perfil de cor, clique com o botão direito no arquivo *.icc, e no menu de contexto, clique em Instalar Perfil.

Vejam como ficou minha Galeria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão