quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Novos diretores e diretores-adjuntos das escolas da rede municipal são empossados em Viçosa


A cidade de Viçosa deu mais um importante passo na consolidação o processo de implantação da gestão democrática, com a posse dos nove diretores-gerais e quatro diretores-adjuntos de dez escolas da rede municipal, eleitos pelo voto direto, em 25 de novembro de 2011. Pela primeira vez, a comunidade escolar teve a oportunidade de escolher o seu gestor.
Em solenidade realizada nesta terça-feira (10), no Centro de Formação Cônego Pimentel, o prefeito Flaubert Filho e a secretária municipal de Educação, Ana Paula Calazans, recepcionaram os novos gestores eleitos para um mandato de dois anos. Após a execução do Hino Nacional, pela professora da Escola Estadual Monsenhor Machado, Viviane Almeida, a Orquestra Sinfônica Nuno Pimentel da Escola de Música José Aprígio Vilela, regida pelo maestro Matiê, deu as boas-vindas aos presentes.
“A emoção pela qual sou tomada nesse momento e, tenho certeza, compartilhada pelos meus companheiros de trabalho, não pode ser medida por palavras. Participar da cerimônia de posse dos primeiros gestores das unidades escolares significa a consolidação de um dos princípios constitucionais da educação brasileira. E revela, sobretudo, a vontade e a decisão política dos que administram o destino da educação em Viçosa, com foco na reversão dos indicadores de analfabetismo, abandono e reprovação escolar. Esse processo não se concretiza de forma isolada, é fruto também das conquistas já implantadas em nosso município, a exemplo do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério e do Plano Municipal de Educação”, disse a presidente da Comissão Articuladora do Processo de Gestão Democrática, Maria Edileusa Vilela, abrindo a solenidade.
Falando em nome dos gestores escolares, a professora Maria Marta Carnaúba Pontes destacou a importância do momento para a evolução do ensino público municipal. “Viçosa escreve hoje um novo capítulo em sua história. Esse momento é a concretização de um sonho, e é uma grande honra participar dessa conquista. Agradeço ao prefeito Flaubert Filho e à secretária Ana Paula pela iniciativa. Sei que não é uma missão fácil, mas temos que ter a consciência de que fazemos parte de uma mudança muita importante, e é preciso ter bastante coragem e compromisso em fazer o melhor para nossas crianças”, disse a professora, que foi eleita diretora-geral da Escola Municipal Nazaré Batista, juntamente com a diretora-adjunta, Maria Madalena Fidélis.
A coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Ensino (4ª CRE), Luciene Silva Lemos, reforçou as palavras da professora Maria Marta, ao destacar o verdadeiro do papel do gestor escolar na construção de uma gestão verdadeiramente compartilhada. “Nosso maior desafio é transformar a ação da escola em uma ação participativa. É um trabalho coletivo em busca de um bem comum. Essa é a verdadeira essência da gestão democrática. O gestor tem que ter, acima de tudo, amor à causa e muita humildade para enfrentar os desafios e assumir o compromisso de fazer o seu melhor”, enfatizou.
Emocionada, a secretária de Educação, Ana Paula Calazans parabenizou os novos gestores, ao mesmo tempo em que selou o compromisso de trabalhar em conjunto com toda a comunidade escolar na luta pela melhoria dos indicadores educacionais do município. “Tudo o que foi idealizado está sendo concretizado neste momento. A história da educação em Viçosa, a partir de agora, será contada de uma forma diferente. Agradeço a todos por aceitarem esse desafio. Em nome da Educação reforço o compromisso de dar todo o suporte necessário ao trabalho dos diretores, de forma a garantir uma educação de qualidade. Se tudo o que preconiza a gestão compartilhada for colocado em prática, ela terá resultados, sim. Não há mais espaço para uma administração solitária; é preciso dividir responsabilidades”, disse a secretária. E completou: “Avançamos muito, e, em 2012, vamos avançar muito mais. Vamos fazer valer o direito de nossas crianças de terem acesso ao conhecimento, de serem cidadãos”, completou.
Em sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, vereador Reinaldo Pedrosa Chagas, lembrou o papel do Legislativo na implantação do processo de gestão democrática. “De todos os projetos do Executivo apreciados pela Câmara, esse mereceu atenção especial. É gratificante partilhar desse momento, que representa um novo rumo para a prática democrática no município”.
O vice-prefeito Manoel dos Passos Vilela lembrou a responsabilidade que agora os novos gestores terão pela frente, parabenizando a administração municipal pela consolidação da gestão democrática no município. “É preciso ter muito amor à causa; meus parabéns a todos os eleitos”.
“Hoje é um dia de muito contentamento. Estamos selando mais parcerias, e com o respaldo popular. O processo eleitoral se deu com total lisura, sem nenhuma interferência, nada foi imposto. Os diretores aqui presentes foram eleitos pela vontade dos pais, alunos, professores e funcionários. E foi gratificante ver a participação efetiva de todos no processo. Agora, a gestão democrática se fortalece e eu quero dividir com vocês as responsabilidades. A educação em Viçosa está em outro patamar, assim como a saúde, que tem colocado a cidade em destaque no cenário nacional. Com amor à causa seremos capazes de reagir aos desafios em defesa do desenvolvimento das nossas crianças”, finalizou o prefeito.
Após a assinatura do termo de posse dos diretores-gerais e adjuntos, a professora doutoranda em Educação da Universidade Federal de Alagoas, Abedísia Barros, proferiu a palestra “O papel do gestor escolar e o compromisso social com a melhoria da qualidade de ensino”, lembrando aos recém-empossados os desafios a serem enfrentados para a efetiva consolidação da gestão democrática.
“O processo não se resume apenas à eleição dos diretores escolares. A partir de agora é preciso mudar a concepção de gestão, mudar conceitos, trabalhar em conjunto, discutindo ideias e trabalhando as diferenças, sempre tendo em foco o contexto social, político, cultural e econômico do aluno. É preciso vencer
a burocracia, o autoritarismo, o poder centralizado, senão o processo fica engessado, não avança. Viçosa é um dos poucos municípios onde 80% dos professores possuem graduação e 30% pós-graduação. Isso representa um salto de qualidade para o ensino público”, disse.
A solenidade contou também com a presença do representante do Conselho Municipal de Educação, professor, Joaquim Lira; do presidente do Sinteal, Núcleo Regional de Viçosa, professor José Francisco da Silva; do presidente do Conselho Tutelar de Viçosa, José Manoel dos Santos; da conselheira escolar Juracy Oliveira; de secretários municipais, coordenadores pedagógicos, professores, equipe técnica da Secretaria de Educação, representantes das comissões eleitorais, entre outras autoridades.
RELAÇÃO DOS CANDIDATOS ELEITOS
DIRETORES ELEITOS
ESCOLAS MUNICIPAIS
Zilda de Lima Nanes
Escola Municipal Dr. José Pimentel Amorim
Diretor- Francisco Terto da Silva
Adjunto – José Roberto Joventino
Escola Municipal Pedro Carnaúba
Andréia Fernandes de Vasconcelos
Escola Municipal Frei Damião
Francisca Mariana de Melo Balbino
Escola Municipal Cônego Severiano Jatobá
Maria Angélica de Oliveira Pereira
Centro de Educação Infantil Silvia V. B. de Almeida
Alba Cléia Vieira Bezerra
Escola Municipal Alegria e Esperança
Diretor – Maria Marta Pontes
Adjunto – Maria Madalena Fidelis
Escola Municipal Maria Nazaré Batista
Diretor – Rilda Ferreira de Queiroz
Adjunto – Adenilson Albuquerque
Escola Municipal Dr. Manoel Firmino T. de Vasconcelos
Diretor – Gláucio Allan da S. Pinto
Adjunto – Kléber Ramalho
Escola Municipal São José
Por Soraya Leite
Fotos: André Misael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão