domingo, 20 de maio de 2012

Botafogo 4 x 2 São Paulo - Ex-corintiano "acaba" com o Tricolor

Em duelo bastante disputado no Estádio Engenhão, neste domingo, no Rio, o Botafogo estreou com importante vitória sobre o São Paulo, por 4 a 2, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de sair atrás no placar, a equipe carioca virou no segundo tempo com a presença fundamental do atacante argentino Herrera, que entrou no intervalo, no lugar do uruguaio Loco Abreu, e fez três gols.
O Botafogo tinha alguns desfalques por lesão para a partida: Marcelo Mattos, com dores na coxa direita; Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho direito; e Andrezinho, com estiramento na coxa direita. Para as respectivas vagas, o técnico Osvaldo de Oliveira escalou Jadson, Brinner e Vitor Júnior. O São Paulo, por sua vez, entrou em campo com força máxima, usando a equipe que já vinha atuando nas mais recentes partidas da Copa do Brasil.
Cara de vitória tricolor
O primeiro chute a gol do jogo foi do Botafogo, de Vítor Junior, que arriscou um chute de longe, logo no minuto inicial da partida. O goleiro Denis, com tranquilidade, fez a defesa. O São Paulo respondeu pouco depois, aos 7, numa arrancada de Luis Fabiano, que entrou com facilidade na área botafoguense e foi travado quando iria arrematar para o gol. Um minuto depois, a equipe carioca teve o primeiro lance de grande perigo da partida, depois que Vítor Júnior, em contra-ataque, arrancou pela direita e chutou cruzado, com a bola raspando a trave de Denis.

O São Paulo, apesar de jogar fora de casa, respondia ao Botafogo com lances rápidos. Em um deles, Lucas fez bela jogada pelo lado direito do ataque. Depois de driblar o meia Renato, ele tocou para Jadson, que chutou para o fundo das redes, abrindo o placar aos 11 minutos: 1 a 0. A partida seguiu disputada, mas sem grandes lances de perigo, até que o São Paulo, melhor em campo, voltou a assustar o Botafogo aos 26 minutos, com uma bela troca de passes entre Jadson e o lateral Cortez. O ex-botafoguense entrou na grande área pela esquerda, tocou para o meia, recebeu e chutou forte, fazendo com que a bola passasse muito perto do gol de Jefferson.

O Botafogo tentava a igualdade no marcador com lances isolados, mas foi o São Paulo que ainda teve o último momento de perigo da primeira etapa. Pela esquerda, aos 45 minutos, o meia Cícero cruzou na medida para Lucas, que cabeceou com força, exigindo defesa de Jefferson.

Herrera resolve
Na volta para o segundo tempo, o Botafogo voltou mais ousado, jogando mais no campo do São Paulo. Logo aos 4 minutos, conseguiu o empate, depois de o lateral Lucas fazer boa jogada pela direita e cruzar na medida para Herrera. O atacante, que havia entrado no lugar de Loco Abreu, cabeceou a bola, sem chances para o goleiro Denis: 1 a 1. Aos 8 minutos, o confiante Botafogo voltou a ter uma lance bastante perigoso, depois de Herrera disparar um forte chute para o gol. A bola foi espalmada por Denis e sobrou para Márcio Azevedo fuzilar e o goleiro são-paulino fazer nova e importante defesa.

O São Paulo também era perigoso e quase desempatou no minuto seguinte, quando Jefferson, depois de uma cabeçada certeira de Luis Fabiano, fez um verdadeiro milagre, praticamente em cima da linha do gol. Aos 14, foi a vez do time carioca, depois de Fellype Gabriel receber a bola de Maicosuel e chutar cruzado, para boa defesa de Denis.
Aos 15 minutos, Luis Fabiano deixou mais uma vez sua marca e fez o segundo gol do São Paulo. Ele recebeu cruzamento Jadson e cabeceou para o fundo das redes. Antes de entrar, a bola ainda desviou na zaga botafoguense, enganando Jefferson. Aos 20 minutos, Paulo Miranda, envolvido em recente polêmica entre a diretoria do São Paulo e o técnico Emerson Leão, fez pênalti em cima de Herrera. O atacante botafoguense foi para a cobrança e não deu chances para Denis, empatando novamente a partida.

O jogo era eletrizante e fugia do padrão tradicional de estreias de campeonato. E o Botafogo, com uma postura totalmente diferente da observada no primeiro tempo, virou o marcador aos 27 minutos, depois de uma falta cobrada por Vitor Júnior. A bola desviou em Cícero e ficou totalmente fora do alcance de Denis.

Aos 32 minutos, Maicon, que havia entrado no lugar de Casemiro, perdeu a bola de maneira bisonha na intermediária para Fellype Gabriel. O meia, então, tocou para Herrera, que, em tarde inspirada, fuzilou para o fundo das redes e marcou o quarto gol do Botafogo e o terceiro dele na partida. Com os 4 a 2 no placar, o Botafogo passou a administrar o jogo, enquanto sua torcida festejava a boa estreia nas arquibancadas do Engenhão. O São Paulo, por sua vez, não teve forças para chegar ao empate e voltou para capital paulista com derrota na primeira partida do campeonato.

Próximos jogos
O próximo compromisso da equipe carioca será contra o Coritiba, no próximo domingo. O São Paulo volta a campo antes, na quarta-feira, na partida decisiva das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Goiás, no Estádio Serra Dourada.

Fonte: Futebolinterior.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão