segunda-feira, 11 de junho de 2012

Assistência Social promove mobilização contra o trabalho infantil em Viçosa

Secretaria de Assistência Social de Viçosa, Peti e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promovem mobilização contra a exploração do trabalho infantil.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Viçosa, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promove uma mobilização nesta terça-feira, dia 12 de junho, contra a exploração do trabalho infantil.

A saída está prevista para as 9 horas, da sede do Peti, localizada próximo ao loteamento Paraíso Viçosense, com destino à praça Apolinário Rebelo. O evento contará com a animação da banda Ritmos da Lata, atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

A mobilização tem por objetivo sensibilizar pais, poder público, comunidade escolar e sociedade em geral para a importância da formação de uma rede de proteção ao público infanto-juvenil de Viçosa, como forma de garantir a sua permanência na escola e combater a evasão escolar.

O trabalho infantil é uma violação dos direitos humanos e tem como consequência o fracasso ou o abandono escolar, além de privar a criança do seu direito à educação, ao convívio familiar e ao lazer, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo o ECA, “é dever da família, da comunidade, da sociedade, do poder público, priorizar os direitos de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

O Peti em Viçosa executa uma série de atividades socioeducativas e de convivência com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, a exemplo de danças regionais, populares e modernas, música, artesanato, teatro, capoeira, esportes, escotismo, dança afro e de hip hop.
Por Soraya Leite
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão