sexta-feira, 1 de junho de 2012

Povoado quilombola de Viçosa recebe visita de estudantes de Maceió

Viçosa foi visitada nesta quinta-feira (24), por cerca de 60 estudantes do ensino fundamental do Colégio Maria Montessori, de Maceió, e guias turísticos do Giro Mundo Viagens e Turismo. Os estudantes vieram conhecer os povoados quilombolas e pontos turísticos do município.

O grupo passou pelas cidades de União dos Palmares, Pilar, Atalaia e Viçosa, seguindo todo o trajeto dos negros refugiados. Em Viçosa, eles conheceram pontos turísticos da cidade, como as casas catalogadas como patrimônio arquitetônico e o Museu Sifrônio do Passos Vilela, e deram uma parada especial na comunidade quilombola do Sabalangá, para conhecer as artes em bambu, trabalhadas pelos moradores de lá, e conhecer mais sobre a vida dos quilombolas.
Durante a visita, os estudantes foram surpreendidos pela apresentação da banda Afro Gurgumba, da Escola Municipal São José, que mostrou o verdadeiro ritmo negro que corre nas veias dos quilombolas viçosenses. Os alunos aproveitaram um momento para fazer uma pesquisa socioeconômica e cultural dos moradores daquela comunidade.
A excussão faz parte de um projeto pedagógico do Colégio Maria Montessori, que objetiva vivenciar temas abordados em sala de aula. Os temas trabalhados com estes alunos estão ligados a comunidades quilombolas. Por isso a escolha de Viçosa, já que o município tem dois povoados reconhecidos.
O Sabalangá foi reconhecido há quatro anos como comunidade quilombola. Os moradores da localidade hoje vivem da pesca, artesanato, agricultura familiar e do corte da cana-de-açúcar.

Por Sidinéia Tavares
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão