segunda-feira, 11 de junho de 2012

Secretários de Viçosa e Sebrae/AL dão andamento ao projeto de modernização da feira livre

Secretários municipais de Viçosa se reuniram com o prefeito Flaubert Filho e a consultora do Sebrae/AL (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Elisabeth Lopes, para decidir as ações a serem implementadas no processo de modernização da feira livre do município.
Os presentes responderam a questionários sobre a atuação de cada órgão na feira, os problemas encontrados por eles durante o trabalho e as sugestões para a melhoria do espaço. Segundo Elisabeth Lopes, é a partir desta reunião que as ações serão postas em prática.
Flaubert Filho sugeriu a criação de uma superintendência da feira livre, órgão que executará as ações definidas na reunião. “A superintendência terá um funcionário de cada secretaria para atuar diretamente na feira e dizer especificamente em que o órgão poderá contribuir para as transformações necessárias, e fazer as devidas transformações”, explicou.
Elisabeth Lopes Marques fez uma explanação dos principais problemas verificados na feira livre de Viçosa, já apontados nas reuniões anteriores, e, juntamente com a equipe, apresentou algumas soluções imediatas para saná-los.
Um dos problemas mais preocupantes citados na reunião foi o caso dos menores que trabalham com o transporte de compras. Por serem menores de idade, eles não podem atuar na feira, mas nem a Prefeitura e nem o Sebrae/AL podem tirá-los do local, já que os mesmos aprenderam a trabalhar com a família.
Dado o problema foram sugeridas as seguintes soluções: a Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e Sebrae/AL irão cadastrar as crianças que já estão trabalhando com o transporte de compras e, após esse cadastro, só serão aceitos novos carregadores com idade acima de 14 anos, que podem ser enquadrados na Lei do Menor Aprendiz.
Ficou definido ainda que a Prefeitura fará um levantamento da quantidade de bancas e comerciantes e em quais segmentos eles atuam, para que possa ocorrer uma setorização, com a devida sinalização. A Prefeitura fará um mapa digital da feira, contendo espaços físicos livres e ocupados, para uma melhor organização da área.
Competirá ao Sebrae/AL oferecer cursos de higiene, atendimento e relacionamento interpessoal aos feirantes. Os cursos terão de 12 a 20 horas e atenderão de 25 a 30 feirantes por vez, com realização na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), na Rua do Cravo.
Em seguida, atendendo à sugestão do prefeito, foi marcada uma reunião para a próxima quinta-feira (14), às 9 horas, na Escola de Música José Aprígio Vilela, com os representantes de cada secretaria para a última apresentação de sugestões e aprovação final das propostas.
Foi marcada também uma visita de cinco membros da Prefeitura de Viçosa e dez feirantes à feira da cidade de Arapiraca, que já foi modernizada pelo Sebrae/AL e hoje é referência no Estado. A visita ficou marcada para o dia 18 de junho e contará também com a presença da comissão da feira de Murici.
A reunião contou ainda com a presença dos secretários municipais de Infraestrutura, Agnelo Nascimento; de Saúde, Sônia Moura; de Administração e Finanças, Maxwell Carnaúba; de Assistência Social, Maria Lúcia de Carvalho; de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Domingos; do coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, José Claudino da Silva Filho, e do gerente do Setor de Tributos da Prefeitura, Robério Lima.

Por Sidinéia Tavares
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão