sexta-feira, 1 de junho de 2012

Usuários do Caps Viçosa participam de curso de processamento da mandioca

Mais de 180 usuários do Centro de Apoio Psicossocial de Viçosa (Caps) participaram de um curso de processamento da mandioca realizado pela Prefeitura de Viçosa em parceria com o Senar
 Usuários do Caps Viçosa participam de curso de processamento da mandioca
Os mais de 180 usuários do Centro de Apoio Psicossocial de Viçosa (Caps) participaram durante cinco dias de um curso de processamento da mandioca, realizado pela Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Segundo a coordenadora do Caps, Maria José Duarte, o curso irá melhorar a integração dos usuários com a população viçosense. “Através dessa capacitação, eles irão começar a comercializar os alimentos derivados da macaxeira que aprenderam a fazer e, desta forma, interagir mais com a comunidade e mostrar o seu trabalho. Os alimentos também servirão para o consumo diário e ocasiões especiais, como as festas juninas que estão se aproximando.”
O curso faz parte de um programa do Senar chamado Apoena. Para Hiolanda de Almeida Tenório, coordenadora de cursos do Senar na região do Vale do Paraíba, a iniciativa é uma forma de garantir a inclusão de pessoas com necessidades especiais em seus eventos profissionalizantes e de promoção social.
“Também temos professores treinados para trabalhar com esse público específico, para inserir neles e em outras pessoas a visão de que mesmo com necessidades especiais, com limitações, os usuários do Caps têm condições de fazer um ótimo trabalho”.
O curso foi ministrado pela professora de culinária Cláudia Farias do Amaral Guedes, que se disse surpreendida pela capacidade dos novos alunos. “Já trabalho há muito tempo no Apoena e, para mim, é um grande aprendizado. Fiquei surpresa com a agilidade deles. Apesar de todos terem dificuldades, o objetivo de cada um é o mesmo: testar a própria capacidade de aprender”. Ao fim do curso foram entregues certificados para todos os participantes.

Por Sidinéia Tavares

Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão