sábado, 9 de junho de 2012

Viçosa realiza 2ª Mostra Ambiental

Cerca de três mil pessoas participaram da 2ª Mostra Ambiental realizada pela Prefeitura de Viçosa, dentro das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A mostra trouxe ações de incentivo à sustentabilidade, à preservação e à reciclagem.
Cerca de 150 crianças de sete escolas da zona urbana e três da zona rural e o Centro de Educação Infantil apresentaram tema relacionados à seca no Nordeste, alimentação saudável, tratamento de lixo orgânico e não orgânico, lixo tecnológico, racionamento de água e cuidado com os animais.
“Este é um trabalho de consciência ecológica desenvolvido com nossos estudantes. De forma espontânea eles estão vendo como é importante cuidar do meio ambiente. Nós plantamos a ideia, mas foram as crianças, os professores e a comunidade que abraçaram a causa e estão dando continuidade ao trabalho desenvolvido em sala de aula. Já estamos no segundo ano desta ação e como no ano anterior a mostra de hoje é um sucesso. O Dia do Meio Ambiente aqui é marcante e estas crianças estão dando um show de ambientalismo”, disse Flaubert Filho, prefeito de Viçosa.
Todas as escolas apresentaram danças ou peças teatrais sobre o tema trabalhado em sala de aula. A Escola Municipal Pedro Carnaúba apresentou a peça Te Vejo na Praça, com a Turma do Chaves, e a música em Libras, Salve o Nosso Planeta, da cantora evangélica Jamily. O Centro de Educação Infantil Margarida Freitas debateu o tema da poluição urbana.
Para a secretária de Educação, Ana Paula Calazans, a proposta da mostra ambiental é despertar a consciência da criançada para o cuidado com a natureza, que a cada dia está mais debilitada devido à degradação causada pelo homem. “Estamos em um momento que reúne todas as escolas da rede municipal; um trabalho de conscientização que faz a nossas crianças terem o sentido real de preservação”.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também participou das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, apresentando o projeto de compostagem de lixo Minhocasa, que já está implantado em uma escola da rede municipal. Também foram apresentados produtos orgânicos da agricultura familiar do município, cultivados sem o uso de agrotóxicos, e distribuídas mudas frutíferas, como limão taiti e ingá, e arbóreas, como pau-de-formiga, sabonete e duas variedades de ipê (rosa e roxo).
O secretário de Agricultura de Viçosa, Marcos Domingos, aproveitou o dia para fazer uma homenagem a Octávio Brandão, considerado nosso primeiro ecologista. Na década de 30, Octávio Brandão afirmava a existência de petróleo no subsolo brasileiro e chamava atenção em seu livro Canais e Lagoas para os cuidados que deveriam ser tomados para garantir a sobrevivência do complexo estuarino Mundaú-Manguaba. O livro traça um roteiro preciso do quão exuberante era a Mata Atlântica e seus recursos hídricos à época em que foi escrito. “Viçosa tem orgulho deste filho precursor nas discussões ambientais. Otávio Brandão já tinha uma visão avançada de seu tempo e mesmo naquela época, onde ninguém tinha sofrido os impactos ambientais, ele sabia que deveríamos fazer alguma coisa para ajudar a natureza”, disse.
As apresentações ocorreram durante todo o dia, no galpão do inhame, na Avenida Firmino Maia, e contaram ainda com estandes das secretarias municipais de Esporte Juventude e Lazer, com o ping pong ecológico, e de Assistência Social, com exposições de trabalhos a base de bambu do projeto Gerando Emprego e Renda, coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
O evento contou com a cobertura da TV Gazeta de Alagoas, que acompanhou de perto todos os trabalhos, com entrevistas e filmagens das ações infantis.
Os secretários de Infraestrutura, Agnelo Nascimento; de Assistência Social, Maria Lúcia de Carvalho; e de Administração, Maxwel Carnaúba; o articulador municipal do Selo Unicef, Claudioney Rodrigues, a Guarda Municipal e a ex-secretária de Esporte, Michelinne Fernandes, também prestigiaram o evento.

Por Sidinéia Tavares
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão