terça-feira, 3 de julho de 2012

UPA de Viçosa será inaugurada nesta quinta-feira

A Prefeitura de Viçosa dá um importante passo na luta pela melhoria da qualidade da saúde ofertada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com a inauguração, nesta quinta-feira (05/07), às 9 horas, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Viçosa) Dr. David Disraeli Torres. A solenidade contará com a presença do governador do Estado, Teotonio Vilela Filho; do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo; entre outras autoridades estaduais e municipais, servidores públicos municipais e população usuária.
Na ocasião, o prefeito Flaubert Filho presta uma homenagem ao médico David Disraeli Torres, que nasceu em Viçosa, em 1º de Janeiro de 1938. Disraeli formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no final da década de 60 e especializou-se em Hematologia no Hospital das Clínicas de São Paulo e no Instituto de Hematologia do Rio de Janeiro. Foi professor da Ufal e, na década de 70, retornou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no Hospital de Bangu e no Hospital da Lagoa, ambos do antigo Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social). O médico viçosense morreu em fevereiro de 2011.

Primeira a entrar em funcionamento em Alagoas, a UPA Viçosa servirá de referência para o atendimento de urgência e emergência não só da população local como também de Atalaia, Capela, Cajueiro, Pindoba, Paulo Jacinto, Chã Preta, Mar Vermelho e Quebrangulo, que compõem a região do Vale do Paraíba. As obras foram concluídas em julho do ano passado, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal, e contrapartida do Governo de Alagoas e Prefeitura.

Mesmo antes da inauguração, Viçosa já é referência no atendimento em saúde para usuários de várias cidades circunvizinhas. Agora, o município poderá contar como o aporte financeiro dos governos estadual e federal e prestar atendimento em primeiros socorros de forma mais ágil, eficiente, com instalações modernas e em melhores condições.

A UPA Viçosa se tornará um dispositivo integrante da rede de urgência e emergência do município, atuando como intermediária dos atendimentos de baixa e média complexidades e servindo de filtro das ocorrências a serem encaminhadas ao Hospital Municipal ou às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além da excelente localização da unidade, da infraestrutura do prédio e da qualidade da obra, que obedece a todos os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Viçosa também se destaca pela qualidade da rede de atenção básica que oferece aos usuários do SUS.

Por Soraya Leite
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão