quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Viçosa comemora 181 anos com muita cultura, civismo e alegria

Em uma festa bastante prestigiada, Viçosa comemorou no último sábado (13 de outubro), 181 anos de sua emancipação política. A população atendeu ao chamado da Prefeitura e ficou impressionada com a beleza do desfile cívico das escolas da rede municipal, fazendo jus ao tema Viçosa, berço da cultura alagoana. Milhares de viçosenses e visitantes lotaram a Avenida Firmino Maia para prestigiar o evento.
 
Tanto as escolas quanto os programas sociais do município homenagearam os folguedos viçosenses e seus mestres. Para homenagear o mestre do Guerreiro Daniel, falecido em março de 2011, o Grupo da Terceira Idade Renascer e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social fizeram uma ala especial com as vestes e o chapéu do mestre e distribuíram Cds do artista popular.
 
A festa inteira ressaltou a cultura popular de Viçosa, de Alagoas e do Nordeste, com homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, (Rei do Baião), ao cangaço de Lampião, ao xaxado, pastoril, baiana e taieira. As escolas municipais Pedro Carnaúba e São José foram destaque na festa, com homenagens, respectivamente, a Padre Cícero, com a participação de mães de alunos, e ao mestre Bia, do Pífano, com a participação da Banda de Pífano “Esquenta Muié”, do próprio homenageado.
 
Também não faltaram emoção e beleza na apresentação da Banda Fanfarra Furacão Vermelho, da Escola Municipal Pedro Carnaúba, e da Banda Afro Gurungumba, da Escola Municipal São José, bastante elogiadas por todos que prestigiaram o desfile.
 
O maestro da Banda Afro, Paulo Xavier, aproveitou o desfile para homenagear a antiga diretora da escola e fundadora da banda, Niédja Maria Pimentel, que não escondeu seu orgulho em ver o talento da banda ser reconhecido nacionalmente.
 
A secretária de Educação, Ana Paula Calazans, lembrou que enquanto alguns municípios estão tentando implantar a cultura negra na grade curricular, Viçosa já tem esse projeto há 10 anos com a Banda Afro.
 
Na ocasião, Ana Paula Calazans recebeu uma cesta de flores dos alunos da Escola Municipal Pedro Carnaúba, como reconhecimento e em agradecimento ao trabalho e dedicação em prol da educação viçosense. A secretária foi homenageada também pelas alunas do Balé Clássico Princesa das Matas, da Escola de Música e Folclore José Aprígio Vilela.
 
Outro destaque também foi a apresentação do Grupo de Escoteiros Camaleão 7° AL, que foi prestigiada pelo prefeito Flaubert Filho e demais autoridades presentes, como a secretária municipal de Saúde, Lara Holanda, e a ex-secretária Sônia Moura, o vice-prefeito, Manoel dos Passos Vilela, e os vereadores José Reynaldo Pedrosa Chagas e Lúcia de Fátima.
 
Para encerrar as comemorações dos 181 anos de emancipação política, a população viçosense e os visitantes dançaram e festejaram ao som de Viola, a explosão das vaquejadas, de Silvanno Sales, o cantor apaixonado, da banda Os Nonatos e dos belos rapazes da banda Amoda.
Desfile civíco
Shows

Texto e fotos: Sidinéia Tavares
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão