quinta-feira, 21 de março de 2013

Estudantes da Ufal apresentam projeto para melhoria alimentar de pacientes de hemodiálise de Viçosa

Os viçosenses usuários do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) assistiram, semana passada, uma palestra com informações alimentares e dicas de saúde, realizadas pelas estudantes do Curso de Serviço Social da Ufal e coordenadas pela assistente social do Hospital de Viçosa, Andréa Oliveira.

De acordo com a graduanda Martha Barbosa a palestra faz parte do Projeto Pedagogia da Saúde que orienta sobre a reeducação alimentar que os pacientes de hemodiálise devem ter durante o tratamento. “Ao escolhermos esse tema tivemos como objetivo principal promover o conhecimento sobre uma alimentação adequada para os pacientes que fazem hemodiálise e sobre as doenças que podem causar a insuficiência renal, como a hipertensão e diabetes, por exemplo”, destacou a universitária.
As estudantes são do 6° período e estagiárias do setor de serviço social da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa. A elaboração do projeto se deu através da experiência com os pacientes do TFD. “Compreendemos que havia falta de conhecimento dos usuários que estão inseridos no tratamento sobre patologias que podem agravar o quadro clínico deles. A partir daí elaboramos um plano de ação para auxiliá-los a ter uma alimentação adequada em seu tratamento, mantê-los informados da data do recebimento do recurso das passagens, dentre outros esclarecimentos de interesse dos usuários”, completou Martha Barbosa.
As atividades desenvolvidas pelas graduandas: Lília Ynnara, Martha Barbosa, Laíny Tenório e Luana Maria contam com o apoio da Prefeitura de Viçosa.

O que é o Tratamento Fora do Domicílio_ TFD?
O TFD é um programa da Prefeitura de Viçosa que contempla os pacientes de doenças crônicas, como câncer e insuficiência renal para fazer tratamento em Maceió. A Prefeitura disponibiliza uma quantia de ajuda de custo para os usuários do TFD.

Thácia Simone
Sidinéia Tavares - estagiária

Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão