quarta-feira, 24 de abril de 2013

Lançamento do Viçosa Criativa homenageia Mestre Sebastião do guerreiro

Foi com muita música, varal, recital de poesia, animação e participação popular que a Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançou no último sábado, 20 de abril, o Projeto Viçosa Criativa.

Com o objetivo de promover e incentivar a produção cultural viçosense, o projeto Viçosa Criativa foi lançado em data especial. 20 de abril é o aniversário de três anos de falecimento do Mestre Sebastião do guerreiro, um ícone da cultura popular viçosense e alagoana.
 
Para a secretária de Cultura de Viçosa, Karina Padilha, a data é revestida de um grande significado cultural. Em tom de emoção, ela destacou: “Não poderíamos ter escolhido melhor data, essa é uma forma de homenagear o mestre Sebastião, uma pessoa com o dom de transformar palavra em verso. Ele foi e é referência para nós viçosenses de hoje, que tivemos a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do mestre”.
 
Um dos grandes momentos do lançamento do Viçosa Criativa foi a declamação das poesias que estavam expostas para leitura, o momento contou com a participação de dois atores que incentivaram a população a ler os versos no palco. Os versos e poemas expostos para leitura variaram dos artistas de grandes nomes aos artistas locais, como o poeta e secretário de Esporte de Viçosa, Audálio Honorato.
 
De acordo com Karina Padilha, o projeto é também uma forma diferenciada de abordar a leitura. “É um momento de valorização e possibilita as pessoas dividirem espaço com as diversas linguagens artísticas culturais, como poesia, teatro, música, dança e cinema. É um projeto que perpassa várias outras áreas desde a valorização do humano, da cidadania, à preservação do ambiente, a valorização da nossa Praça Apolinário Rebelo”, completou a secretária.
 
Houve ainda apresentação da banda Papel de Parede, um grupo de pop rock formado por viçosenses que animou a galera até a madrugada. A apresentação da banda contou ainda com a participação especial da cantora, também viçosense, Paula Vanderlei. A programação encerrou com a apresentação da banda Garota Veneno. “Montamos uma programação para agradar todos os públicos”, evidenciou o assessor técnico cultural da Prefeitura de Viçosa, Maylson Honorato.
 
Viçosa Criativa dá visibilidade aos artistas que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento, que apresentam um potencial para a criação cultural e intelectual. Cada edição do projeto terá uma programação diferente que vai resgatar a tradição das festas na Praça Apolinário Rebelo.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão