segunda-feira, 8 de abril de 2013

Prefeito decreta emergência e aconselha população a racionar uso da água

O Diário Oficial desta segunda-feira, 8 de abril, traz a publicação do Decreto 777/2013 da Prefeitura de Viçosa, que declara situação de emergência no município, em virtude da estiagem. A triste notícia de que a barragem que abastece a cidade está quase seca foi constata pelo prefeito Flaubert Filho em visita realizada na última quinta-feira, 4 de abril.

A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa, em parceria com a prefeitura, iniciou uma campanha nas ruas, rádios e internet para que a população do município racione água. Viçosa enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos e o assoreamento da barragem da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na fazenda Dourada, já é uma realidade.
 
Segundo José de Alcântara Moura e José Gilson da Silva, diretores do SAAE, a barragem principal não tem praticamente água e a situação tende a se agravar nos próximos dias, pois as previsões pluviométricas para a região são as piores possíveis.
 
Procurando alternativas, o prefeito e a direção do SAAE, recuperaram a adutora do Rio Caçamba que estava desativada há 12 anos. A adutora é de pequeno porte e fornecia água apenas para o Povoado do Anel, com a recuperação passou a fornecer água também para a barragem principal.
 
“Nossa equipe está trabalhando de domingo a domingo, a partir das 5 horas da manhã, só para sanar esse problema, mas como o consumo humano continuou aumentando de forma excessiva, e a estiagem perdurando, o Rio Caçamba que era nossa alternativa, também secou”, comentou José de Alcântara Moura.
 
A equipe do SAAE passa o dia monitorando para saber quais localidades apresentam deficiência no abastecimento.No momento estamos utilizando o racionamento de água como alternativa para que a população seja atendida, chegando água na estação, mandamos para os usuários”, completou o diretor do SAAE.
 
Em entrevista para a rádio Princesa das Matas, o prefeito de Viçosa, Flaubert Filho pediu à população que economize água. “Estamos em estado de emergência, completamente desabastecidos. Essa é uma situação nunca vivenciada por Viçosa, mesmo reativando uma adutora, vindo água da Barragem do (rio) Caçamba para minimizar o problema, alerto aos viçosenses para economizar, evitem desperdícios”.
 
Medidas simples podem ser tomadas para evitar o desperdício de água: ao lavar roupas e pratos as pessoas devem deixar sempre a torneira fechada enquanto ensaboa. Usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal de casa também são alternativas. Enquanto escova os dentes e faz a barba a torneira deve ser mantida desligada.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão