terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitura inaugura Escola de Artes e Música Maestro Dom Ratão

Os estudantes viçosenses ganharam mais um espaço de valorização da cultura e da música do município. O novo espaço está localizado no Sabalangá e foi intitulado Escola de Artes e Música Antônio de Barros Araújo “Maestro Dom Ratão” A inauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, pelo prefeito Flaubert Filho acompanhado da secretária de Educação, Ana Paula Torres.
 
Com aulas de teatro e circo, dança de salão, percussão, instrumentos de sopro, teclado, jiu-jitsu e coral, a Escola de Artes e Música já conta com 380 alunos matriculados. São estudantes da rede municipal de ensino que participarão de aulas em contraturno, nos horários da manhã e tarde.
 
“A arte ensinada aqui ultrapassa a teoria dada pela escola. Nossos estudantes exercitarão na prática, com nota e até frequência. Fomos além da Lei Federal nº 11.769 de 2008 que determina a obrigatoriedade do ensino de música em todas as escolas do país. Estamos criando a escola de artes e música, uma forma de mostrar que a educação em Viçosa valoriza a cultura e a arte local. Ensina que artes não é só pintar, é também praticar atividades artísticas, como será praticado aqui. Escolhemos o Povoado Sabalangá por ser um povoado quilombola, com uma grande veia de preservação do conhecimento cultural,” destacou a secretária municipal de Educação, Ana Paula Torres. 
 
Durante a solenidade, o prefeito Flaubert Torres Filho ressaltou que a inauguração da Escola de Artes e Música Antônio de Barros de Araújo simboliza o respeito e o comprometimento da educação em Viçosa. “Um trabalho coordenado para que nossos alunos tenham educação em tempo integral, nosso compromisso é fazer Viçosa voltar a ser conhecida como Atenas de Alagoas, e ser mais reconhecida no estado como município pólo de Educação de qualidade”.
 
O prefeito completou dizendo que Viçosa está com muitas obras em andamento e com muitas inaugurações, “Feliz da cidade que na Educação tem uma inauguração quase toda semana, e nós temos. Temos o Centro de Educação Infantil que foi inaugurado recentemente, temos a Escola de Artes e Música inaugurada hoje, o Programa Mais Educação e a Escola Alza Torres que serão inaugurado este mês”.
 
O vice prefeito Manoel dos Passos Vilela destacou que o nome da Escola de Música é uma homenagem ao homem que fez parte e contribuiu para a arte e a cultura de Viçosa. “Antônio de Barros, nosso querido Dom Ratão, formou diversos músicos de nosso município, e é como forma de reconhecimento que prestamos esta homenagem. Ele foi professor da Banda de Música da Prefeitura de Viçosa, e da Escola de Música Municipal Nuno Pimentel, destacou o vice prefeito”.
 
Para a inauguração, a direção reservou uma apresentação em verso e prosa com o ator Naélito Santos, dando as boas vindas aos visitantes e autoridades presentes. Também houve a apresentação de tango e xote, modalidades que integram a dança de salão ofertada pela escola.
 
Estiveram presentes à solenidade: Sônia Campelo de Araújo, uma das filhas do homenageado, vereadores, secretários municipais e autoridades ligadas a cultura de Viçosa, como o cantor e tocador João do Cavaquinho. A inauguração contou ainda com a benção do padre Geison de Araújo.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão