sexta-feira, 10 de maio de 2013

Viçosenses participam de oficina de mosaico com a artista Marta Arruda

Em mais uma ação para promover a produção cultural e o artesanato em Viçosa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou na manhã da última terça-feira, 7, uma oficina de mosaico ministrada pela artista plástica Marta Arruda. São 25 alunos em duas turmas (manhã e tarde). A oficina segue até sábado, 11 de maio.
 
A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Viçosa, Maria José Duarte, é uma das alunas da oficina. Ela falou que “a oficina deu muitas ideias para serem postas em prática no CAPS. Já estou pensando em fazer alguns quadros para decorar nosso ambiente de trabalho”.
 
A oficina de mosaico tem ainda o papel de educação ambiental, já que todos os pedaços de cerâmica utilizados nas aulas são sobras de construção. Segundo a artista Marta Arruda, o processo de produção das obras tem várias etapas que vão desde a preparação das ferramentas até o assentamento da cerâmica. "Eu ensino apenas as técnicas, mas o talento vem do artesão que está construindo a peça. Aqui é um espécie de laboratório. Não tem como ensinar tudo em uma semana, mas as artesãs aprendem a técnica e podem desenvolver diversos trabalhos", destacou Marta Arruda.
 
Para a secretária de Cultura e Turismo de Viçosa, Karina Padilha Rebelo, a oficina servirá de grande aprendizado para os artesãos viçosenses. "A gente percebe que o nível de habilidade dos artesãos daqui é muito grande, com qualidade. Eles aprendem a técnica e imprimem em cada obra a sua identidade cultural, suas raízes", evidenciou a secretária.
 
Karina Padilha Rebelo ressaltou ainda a admiração pela Artista. "Marta tem um currículo muito rico, tanto com a arte em mosaico como com esculturas em aço. Ficamos muito felizes quando ela demonstrou interesse em transmitir seus conhecimentos. Além da linguagem acessível, a artista tem a preocupação com a preservação do meio ambiente", completou.
 
Sobre a artista
A artista Marta Arruda trabalha há 25 anos com peças em aço e há 18 anos com mosaico. Suas esculturas ganharam visibilidade e muitas estão decorando cidades alagoanas como Maceió, Arapiraca, Coruripe e Igreja Nova.
 
Quem passa por Arapiraca não deixa de notar a beleza da Praça Cultural Luiz Pereira Lima. A praça é em mosaico, feito por Marta Arruda e pelas alunas do curso de mosaico da cidade.
 
A artista expressa seu amor por Viçosa: "tenho uma ligação muito grande com Viçosa, passei muitas férias escolares aqui, na casa de amigos. O pai de meus filhos é viçosense. Em 2012 fui contratada pelo Sesc para fazer o restauro das obras de Ronaldo Aureliano, aqui reencontrei amigos, matei saudades e retomei meu contato e amor por Viçosa".
 
Viçosa faz parte do corredor cultural da artista. "Sempre que vem algum amigo de fora do Estado, faço questão de trazê-lo para conhecer Viçosa", encerrou com um sorriso no rosto.

Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão