quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Experiência de Viçosa na implantação do PAA municipal será registrada em livro do Ministério do Desenvolvimento Social

Após apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como experiência exitosa na Associação dos Municípios Alagoanos na quarta-feira, 7, Viçosa recebeu a visita dos jornalistas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Os jornalistas Clarita Rickli e Ubirajara Machado integram uma equipe de jornalistas que planeja lançar, ainda este ano, um livro sobre os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e para o fechamento do último capítulo escolheram o case de sucesso de Viçosa - primeira cidade do país a implantar o programa que compra alimentos da agricultura familiar para várias secretarias municipais. 

De acordo com a jornalista Clarita Rickli, o livro vai juntar artigos sobre os 10 anos do programa. “O livro vai ser uma reunião de artigos de vários jornalistas, não só do MDS, sobre o PAA. Viçosa foi selecionada pelo pioneirismo”.

O coordenador do PAA Municipal, Marcelo Vieira, falou que o interesse do prefeito Flaubert Filho em aquecer a economia local valorizando a vocação para a agricultura familiar foi o passo inicial. “Partimos então para a organização dos agricultures por meio de associações. A assistência técnica oferecida pelo município foi de fundamental importância. Como já organizado para a implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ficou mais fácil adaptar para o PAA. Compramos a produção de 29 agricultores familiares. Fomos o primeiro de Alagoas e o primeiro do Nordeste a implantar o PNAE . Dos 102 municípios de Alagoas, apenas 40 conseguem comprar dos produtores locais para o PNAE.”.

 José Fernando é agricultor e vende para o município, por meio do PAA, ele destacou que esse programa veio para melhorar a vida dos agricultores de Viçosa. “Antes era muito difícil, porque a gente produzia, levava o nosso produto para a feira e não vendia. Quando vendia, era a preço muito baixo. Muitas vezes a gente voltava com grande parte da nossa produção. Agora com o PAA melhorou em 100% nossa vida. Temos a certeza da venda dos nossos produtos, comprei até um carrinho pra transportar minha mercadoria para outras cidades”.

 Com o PAA de Viçosa são atendidas as necessidades das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Transporte, Trânsito e Defesa Social. Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contempla as escolas da rede municipal de ensino com alimentação saudável vinda da agricultura familiar. O sucesso dos dois programas é resultado da integração entre as diversas secretarias municipais.

Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão