domingo, 11 de agosto de 2013

Viçosa sedia encontro regional com o Instituto Boibumbarte de Cultura

Buscando fortalecer a produção cultural regional, o Instituto Boibumbarte de Cultura, escolheu Viçosa para ser pólo do projeto Palco Aberto- Conscientizando para a Cultura. Nesta quarta-feira, 31, a cidade sediou um encontro entre os gestores de cultura de seis municípios, a diretoria do instituto e os produtores culturais que participaram do curso Noções Básicas para Produção de Eventos, realizado em setembro e outubro de 2012 em Viçosa.

Para Susie Cysneiros, diretora executiva do Instituto Boibumbarte, a valorização cultural parte do conhecimento da população. “A gente só gosta do que conhece. Como iremos valorizar um artista se nós não conhecermos o trabalho dele? Nosso objetivo é mostrar a Cultura de Alagoas, para que nossos fazedores de cultura sejam valorizados e conhecidos”.

Essa primeira reunião aconteceu para apresentar aos gestores o projeto Corredor Alagoas Viva que irá receber a produção cultural de Atalaia, Capela, Cajueiro, Pindoba, Mar Vermelho, Chã Preta, Paulo Jacinto e Viçosa, que será a cidade pólo. Serão ofertadas oficinas, palestras, mostras de cinema e shows com artistas de cada cidade. A caminho da cidade pólo, os alunos poderão conhecer um pouco mais da cultura da cada município participante.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Viçosa, Karina Padilha Rebelo, o fortalecimento cultural da região depende da união de forças. “Nós temos que fortalecer nossa região, que é tão rica, se a gente for citar a produção da cada município iremos passar a tarde toda. Viçosa está na Rota da Liberdade, reconhecida pelo governo, e o projeto Palco Aberto vem fortalecer ainda mais a nossa cultura e nossos artistas.”

O Projeto Palco Aberto- Conscientizando Para a Cultura foi aprovado pelo Programa Banco do Nordeste do Brasil (BNB de Cultura) e tem o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento. O Corredor Alagoas Viva ocorrerá em primeiro momento em outubro.

Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão