sábado, 12 de outubro de 2013

Centro de Educação Infantil realiza Projeto Brincar

Comemorando a Semana da Criança, o Centro de Educação Infantil Maria Salete Carnaúba Accioly Vilela realizou mais uma ação do Projeto Brincar. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 10, na Praça Apolinário Rebelo. Palhaços, bolhas de sabão, elástico, corda e muita animação marcaram o dia da criançada.
 
O projeto é fruto da parceira entre a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa e a Fundação Volkswagen. Voltado para a Educação Infantil, o projeto parte do princípio de que brincar é um direito da criança, além de ser fator essencial no desenvolvimento intelectual, psíquico e social da criança.
 
Para a coordenadora do Centro de Educação, Sandra Borges, a imaginação das crianças é fértil e precisa ser explorada. “A imaginação das crianças é muito fértil e precisamos incentivar o desenvolvimento, o brincar. Além de ser direito de todas as crianças, é uma forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos”.
 
Para Ana Soares, coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Viçosa, as brincadeiras atuais são muito virtuais. “Nós só vemos brincadeiras eletrônicas. As brincadeiras de quintal, como cantigas de roda, elástico, pular corda e fazer bolhas de sabão estão se perdendo. O objetivo do projeto é resgatar essas brincadeiras, ensinando de forma lúdica”.
 
Os professores e coordenadores da Educação Infantil passaram por diversas formações ofertadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CenPec), onde a falta proposital de material didático exigia dos participantes o uso da imaginação como fonte de conhecimento.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão