segunda-feira, 31 de março de 2014

Conselho Tutelar de Viçosa participa de capacitação

De 19 a 21 de março os membros do Conselho Tutelar de Viçosa participaram de capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) que aconteceu no laboratório da Escola Municipal Manoel Firmino.
 
A capacitação foi promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humano, por meio da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, e com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa.
 
Os integrantes do Conselho Tutelar de Viçosa agradecem aos órgãos que viabilizaram esta capacitação, em especial a equipe da Escola Municipal Manoel Firmino que os recebeu de braços abertos.
 
O que é o Sipia?
O Sipia (Sistema de Informações para Infância e Adolescência) é um instrumento de apoio à gestão municipal em direitos da criança e do adolescente. É uma ferramenta de fortalecimento do trabalho dos conselheiros tutelares, acessada pela internet, que facilita a aplicação da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA).
 
O Sipia dá ao conselheiro tutelar a oportunidade de qualificar sua participação como ator estratégico intersetorial da rede de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Contribui diretamente para fortalecer a presença dos conselheiros tutelares nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de direitos da criança e do adolescente.
 
Para que serve o Sipia?
 
O Sistema registra e ajuda o conselheiro tutelar a gerenciar localmente as informações dos atendimentos realizados no Conselho Tutelar e reduz em cerca de 30% o trabalho manual de administração dos casos atendidos pelos Conselhos Tutelares. Com isso, proporciona mais tempo aos conselheiros para as ações de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.
 
A ferramenta automatiza a geração de ofícios, notificações e encaminhamentos feitos, além de gerar relatórios analíticos de relevância às decisões do SGD.
 
Em municípios com mais de um Conselho Tutelar, o Sipia Web permite a integração e a transferência de dados entre os Conselhos.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão