terça-feira, 8 de abril de 2014

Viçosa sedia capacitação de Agentes de Endemias

A terça-feira, 08, foi um dia capacitação para os agentes de endemias da Região IV de Saúde da qual Viçosa é sede. Agentes de Pindoba, Mar Vermelho, Chã Preta e Viçosa participaram da capacitação sobre a mudança do inseticida contra a dengue.

Após testes realizados por técnicos do Ministério da Saúde foi constatado que o mosquito “Aedes Aegypti”, ou mosquito da dengue como é popularmente conhecido, adquiriu uma maior resistência ao larvicida temephós, sendo necessária a mudança do produto no combate ao mosquito e a doença.

Para Cícero Felinto, coordenador de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, a mudança se faz necessária para o combate ao mosquito. “Com o passar do tempo, o mosquito que sobreviveu ao larvicida utilizado adquiri mais resistência, assim como suas larvas, sendo necessária a mudança do produto. Agora iremos usar o “novaluron”, que foi constatado ser mais eficiência no combate ao mosquito”.

O coordenador de Endemias de Viçosa, Luiz Barbosa, convida a população a se conscientizar sobre os riscos da dengue. “A mudança no larvicida vai desempenhar um papel importante no combate a dengue, mas a conscientização da população em evitar focos do mosquito ainda é nosso principal parceiro. Temos que acabar com os focos da dengue”.

A capacitação da Região IV de Saúde se encerra na próxima quinta-feira, 10, com as cidades de Quebrangulo e Paulo Jacinto.

Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão