sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Professor usa lixo eletrônico para ensinar alunos conceitos de robótica e reciclagem

Conheçam o incrível projeto Robótica Sucational, criado pelo professor de matemática da escola municipal Pedro Carnauba, de Viçosa (AL), João Paulo Falcão. O projeto existe desde 2017, e todo o lixo eletrônico descartado, como celulares, baterias, fones, fios, entre outros,  é matéria-prima desta importante lição de transformação!
“O projeto é simples, mas é efetivo. Esse lixo é transformado em ciência pelos estudantes. Dou as ideias, e são eles que criam. E esse é o objetivo do projeto, incentivar esses alunos a pesquisar e estudar ciência”, disse o professor.
[A educação transforma vidas e não seria diferente com a Liliane! Mulher, negra, periférica, ela foi aprovada para um intercâmbio de inovação e empreendedorismo na Universidade da Califórnia. Ela criou uma vaquinha para custear algumas despesas da viagem e também a sua estadia, já que a bolsa do intercâmbio não cobre todos os custos que terá. Clique aqui, apoie e faça parte dessa transformação!]
O Robótica Sucational surgiu também com a proposta de dinamizar as aulas e motivar os alunos.
“Hoje temos mais de 750 estudantes impactados diretamente com o projeto, já coletamos mais 1800 quilos de resíduos eletrônicos e temos 7 pontos de coleta distribuídos em pontos estratégicos e coletamos uma mês por mês”, explicou João Paulo.
Laboratório improvisado
O projeto acontece numa pequena sala de aula. Além de ensinar conceitos de eletrônica e robótica, o projeto também ensina sobre reciclagem e sustentabilidade, além, é claro, de motivar os alunos.
“Há também uma estreita relação com os conteúdos tradicionais, como por exemplo, geometria, operações, conjuntos números, circunferência, entre outros”, contou o professor.
A vontade do educador, que há 12 anos atua na edução, é ter um Laboratório Maker e levar futuramente o projeto para a comunidade.
O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui
“Todos devem conhecer e ter condições de fazer e por a mão na massa! Me sinto realizado pessoalmente e profissionalmente. Quero que um dia, pelo menos um aluno, consiga vencer, consiga um espaço na vida profissional pelos conhecimentos adquiridos durante o projeto”, relatou emocionado.

Promovendo a sustentabilidade!

Com a reutilização dos resíduos eletrônicos, o projeto também promove sustentabilidade, já que o descarte incorreto deste lixo prejudica o meio ambiente e a nossa própria saúde.
O projeto serve de grande exemplo para outras escolas, já que o Brasil é o país com maior descarte de lixo eletrônico da América Latina.
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: valeagoraweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carregando...
Brasileirão